domingo, 13 de dezembro de 2009

Risoto de arroz negro e trutas a Clarice Lispector


Quero possuir os átomos do tempo. Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada. C.L.

O risoto, ao contrário da vingança, é um prato que se serve quente. Portanto, seus amigos já devem estar na sua casa quando você começar seu preparo. A 'liga' do risoto deve ser como seus amigos: nem amalgamados demais a ponto de sufocá-los, nem longe demais a ponto de não lhes sentir o aroma da cumplicidade. Em geral, quem dá a textura, o aroma e o sabor são os ingredientes, os molhos e os temperos usados. Nada em exagero, mas nada do que você se arrependa de não ter incluído. Portanto, cozinha é criatividade em cima de algumas coisas básicas. Ninguém pretende, como os alquimistas, transformar chumbo em ouro, mas vá lá que é na cozinha onde se douram e caramelizam as cebolas transformando-as em doce-delícia para temperar seus pratos.
A receita de hoje tem três elementos muito fortes e deliciosos. Portanto, cuidado para não ficar ajoelhado por muito tempo comendo...o risoto, a truta e os camarões. Vamos lá?

Ingredientes

para o risoto:

500g de arroz negro
1l de caldo de galinha fervente
2 cebolas picadas
100g de manteiga com sal
um molhe de aspargos frescos
açafrão
duas taças de vinho branco
um talo de alho poró

Modo de preparar:

Doure a cebola na manteiga (use a metade e guarde o restante para o final). Coloque o açafrão e uma taça de vinho branco. Dê uma leve mexida e rapidamente acrescente o arroz e, mexendo sem parar, vá acrescentado o caldo de galinha, o alho poró em rodelas fininhas, e o aspargo fresco. Deixe o arroz reduzir e coloque mais caldo de galinha até que o arroz esteja al dente, mas cuidado para que ele não fique empapado. Isto é fundamental para seu risoto tanto quanto para seus amigos. Não eram duas taças de vinho branco? pois quando você sentir que está chegando ao final coloque a outra taça para aromatizar ainda mais seu risoto. Seus amigos na sala já estarão perguntando: o que é que você está fazendo aí? O cheiro está delicioso. Ao final, desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga, mexa e tampe.
Uma dica para o aspargo fresco: segure com as duas mãos em suas extremidades e o envergue. Aonde ele quebrar é o ponto que deve ser aproveitado para a ponta (sua floração). Descarte o resto.

Para as trutas:

Seis trutas
duas colheres de sopa de manteiga com sal
manjericão
alecrim
tomilho
hortelã
sálvia
ervas finas
1 limão siciliano
uma taça de vinho branco

Modo de preparar:

Numa vasilha pequena, coloque a manteiga para derreter e as folhas bem picadas. Mexa bem até conseguir uma redução espessa. Coloque o limão siciliano. Sal a gosto.
Num tabuleiro coloque as trutas separadas ao meio e com a pele para baixo. Cubra-as com o molho de manteiga e ervas finas. Regue ao redor das trutas com o vinho branco.
Leve-as ao forno pré aquecido por 30 minutos.
Atenção: não use o dourador do seu forno. Nesta hipótese você verá seu trabalho ressecado, ao contrário dos teus olhos.

Para os camarões:

1 kilo de camarão grande ou 1kilo 1/2 de médio (limpos)
1 cebola picada
100g de manteiga
meio copo de suco de limão
1 xícara de amêndoas torradas e picadas grosseiramente
sal a gosto


Modo de preparar:

Refogue a cebola na manteiga sem queimar, despeje o suco de limão e, quase que literalmente, dê um susto nos camarões jogando-os rapidamente na panela. Em geral, este procedimento não deve durar mais do que dois minutos. Em seguida, acrescente as amêndoas picadas e deixe por mais um minuto e fim de papo porque nesta altura dos acontecimentos, seus amigos já foram uma mil vezes na cozinha perguntar se você não estava precisando de uma mãozinha (Este é um sinal evidente de que, ao menos no quesito aroma, você já os cativou).

Para arrumar o prato:

Bem sei que cozinhar exige uma pitada de amor-paixão, uma dose de anárquica disciplina e muita criatividade. Portanto, estes três pratos devem ter sido feitos quase que ao mesmo tempo. Para isso é fundamental que tudo já esteja separado, cortado e limpo antes de começar a cozinhar. Se você tiver a sorte de ter uma ajuda extra...

Num prato branco, coloque a truta com a pele para baixo (se você quiser retirá-la ela se solta facilmente). Encha uma xícara de chá com o risoto e vire-o no prato ao lado da truta. Por fim, coloque alguns camarões ao redor do risoto. Raspe um pouquinho da casca do limão siciliano em cima do risoto só para que o amarelo do limão se sobressaia ao negro do arroz e o aromatize.
Bom apetite!

Um vinho branco para acompanhar. Um Chardonnay, de preferência, mas sirva-se também de um rosé ou um vinho branco maduro.
Esta receita serve seis pessoas.

Comer ouvindo: Brillante: sonatas do séc. XVIII para cello e baixo contínuo. Antonio Menezes, Rosana Lanzelotte e Alberto Kanji. Um lindo cd para saborear...


9 comentários:

  1. querido,
    que l-o-u-c-u-r-a de risoto bão, sô...
    hahahaha
    bijus
    Mimi

    ResponderExcluir
  2. Vc acha mesmo que é fácil fazer esse prato? Mesmo pra quem tem sérios problemas com a cozinha? Rsrsrs
    Mesmo assim vou tentar!
    Bj
    adorei a receita
    Adriana.

    ResponderExcluir
  3. Pare Carlos Eduardo, por favor, pare... sabe o que essas suas receitas significam para uma taurina faminta? Delírio e sofrimento! Será possível que eu vou conseguir fazer essa receita??? Será que não dá para fazer um sorteio entre os seus leitores e contemplá-los com um jantarzinho oferecido por vc? hahahahaha
    Beijos meu querido, não sei se quero comer ou morrer... hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Carlos Eduardo!
    Até fiquei salivando!
    Meu marido adooora cozinhar. Quando ele está em casa, eu nem chego perto da cozinha. Ele toma conta! Vou indicar o teu blog a ele e a todos que gostam de qualidade no THE BEST BLOGS!!!
    Bjkas!!!

    ResponderExcluir
  5. Já comprei o arroz preto rsrsrsrsrsrs

    E começa um novo ano... e vamo lá!!!!

    Beijão
    Anne

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Que fantástica ideia é essa de registrar a culinária literária!

    ResponderExcluir
  7. uma receita absolutamente divina :)

    vou experimentar.


    obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carlos. Acabei de comer um risoto, mas foi de bacalhau. Tava bom!...

    Obrigada pela visita à Pausa do Tempo. Eu assisti a "Lo secreto de tus ojos" e gostei bastante. Gostei mais, muito mais, de um filme semelhante que também ganhou o Oscar de Melhor Estrangeiro: o alemão "A vida dos outros". Assististe? Esse calou fundo em mim.

    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir