
O risoto, ao contrário da vingança, é um prato que se serve quente. Portanto, seus amigos já devem estar na sua casa quando você começar seu preparo. A 'liga' do risoto deve ser como seus amigos: nem amalgamados demais a ponto de sufocá-los, nem longe demais a ponto de não lhes sentir o aroma da cumplicidade. Em geral, quem dá a textura, o aroma e o sabor são os ingredientes, os molhos e os temperos usados. Nada em exagero, mas nada do que você se arrependa de não ter incluído. Portanto, cozinha é criatividade em cima de algumas coisas básicas. Ninguém pretende, como os alquimistas, transformar chumbo em ouro, mas vá lá que é na cozinha onde se douram e caramelizam as cebolas transformando-as em doce-delícia para temperar seus pratos.
A receita de hoje tem três elementos muito fortes e deliciosos. Portanto, cuidado para não ficar ajoelhado por muito tempo comendo...o risoto, a truta e os camarões. Vamos lá?
Ingredientes
para o risoto:
500g de arroz negro
1l de caldo de galinha fervente
2 cebolas picadas
100g de manteiga com sal
um molhe de aspargos frescos
açafrão
duas taças de vinho branco
um talo de alho poró
Modo de preparar:
Doure a cebola na manteiga (use a metade e guarde o restante para o final). Coloque o açafrão e uma taça de vinho branco. Dê uma leve mexida e rapidamente acrescente o arroz e, mexendo sem parar, vá acrescentado o caldo de galinha, o alho poró em rodelas fininhas, e o aspargo fresco. Deixe o arroz reduzir e coloque mais caldo de galinha até que o arroz esteja al dente, mas cuidado para que ele não fique empapado. Isto é fundamental para seu risoto tanto quanto para seus amigos. Não eram duas taças de vinho branco? pois quando você sentir que está chegando ao final coloque a outra taça para aromatizar ainda mais seu risoto. Seus amigos na sala já estarão perguntando: o que é que você está fazendo aí? O cheiro está delicioso. Ao final, desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga, mexa e tampe.
Uma dica para o aspargo fresco: segure com as duas mãos em suas extremidades e o envergue. Aonde ele quebrar é o ponto que deve ser aproveitado para a ponta (sua floração). Descarte o resto.
Para as trutas:
Seis trutas
duas colheres de sopa de manteiga com sal
manjericão
alecrim
tomilho
hortelã
sálvia
ervas finas
1 limão siciliano
uma taça de vinho branco
Modo de preparar:
Numa vasilha pequena, coloque a manteiga para derreter e as folhas bem picadas. Mexa bem até conseguir uma redução espessa. Coloque o limão siciliano. Sal a gosto.
Num tabuleiro coloque as trutas separadas ao meio e com a pele para baixo. Cubra-as com o molho de manteiga e ervas finas. Regue ao redor das trutas com o vinho branco.
Leve-as ao forno pré aquecido por 30 minutos.
Atenção: não use o dourador do seu forno. Nesta hipótese você verá seu trabalho ressecado, ao contrário dos teus olhos.
Para os camarões:
1 kilo de camarão grande ou 1kilo 1/2 de médio (limpos)
1 cebola picada
100g de manteiga
meio copo de suco de limão
1 xícara de amêndoas torradas e picadas grosseiramente
sal a gosto
Modo de preparar:
Refogue a cebola na manteiga sem queimar, despeje o suco de limão e, quase que literalmente, dê um susto nos camarões jogando-os rapidamente na panela. Em geral, este procedimento não deve durar mais do que dois minutos. Em seguida, acrescente as amêndoas picadas e deixe por mais um minuto e fim de papo porque nesta altura dos acontecimentos, seus amigos já foram uma mil vezes na cozinha perguntar se você não estava precisando de uma mãozinha (Este é um sinal evidente de que, ao menos no quesito aroma, você já os cativou).
Para arrumar o prato:
Bem sei que cozinhar exige uma pitada de amor-paixão, uma dose de anárquica disciplina e muita criatividade. Portanto, estes três pratos devem ter sido feitos quase que ao mesmo tempo. Para isso é fundamental que tudo já esteja separado, cortado e limpo antes de começar a cozinhar. Se você tiver a sorte de ter uma ajuda extra...
Num prato branco, coloque a truta com a pele para baixo (se você quiser retirá-la ela se solta facilmente). Encha uma xícara de chá com o risoto e vire-o no prato ao lado da truta. Por fim, coloque alguns camarões ao redor do risoto. Raspe um pouquinho da casca do limão siciliano em cima do risoto só para que o amarelo do limão se sobressaia ao negro do arroz e o aromatize.
Bom apetite!
Um vinho branco para acompanhar. Um Chardonnay, de preferência, mas sirva-se também de um rosé ou um vinho branco maduro.
Esta receita serve seis pessoas.
Comer ouvindo: Brillante: sonatas do séc. XVIII para cello e baixo contínuo. Antonio Menezes, Rosana Lanzelotte e Alberto Kanji. Um lindo cd para saborear...